A EDITORA E O PROJETO LUA NEGRA

 

A Editora Triluna é uma microeditora fundada por Aline Cardoso, mulher negra, mãe solo, escritora, editora, professora e artivista Parahybana. A Lua Negra é uma oportunidade para a primeira publicação, ou para a publicação de livro algum livro inédito de poesia, exclusivamente para pessoas negras. A linha editorial da Triluna, desde a sua fundação, em 2019, foca na resistência e na abertura de espaços para a reverberação da pluralidade literária de pessoas negras, mulheres cis e trans e pessoas LGBTQIAP+.

 

O Ano I da Lua Negra recebeu a inscrição de 37 obras do Brasil inteiro, todos livros publicados pela Editora Triluna estão sendo exportados para bibliotecas do exterior: a biblioteca pública de Nova York e para as bibliotecas das universidades Yale, Oxford e Stanford. Acreditamos na resistência através da palavra. Acreditamos na potência da poesia para transver o mundo  mover estruturas pela coletividade. A literatura é um direito básico.

 

 

INSCRIÇÕES, PRAZOS E DÚVIDAS

 

1- Quem pode se inscrever neste projeto?

Exclusivamente para pessoas negras que escrevem poemas.

 

2- Trata-se de uma antologia?

Não, a chamada é apenas para a publicação de 24 livros inéditos individuais de poemas.

 

3- Quantos poemas devo enviar?

Estabelecemos o número fixo de 50 páginas (tamanho A5) por livro. Para auxiliar na sua contagem, formate a página do word para tamanho A5, selecione e organize o seu material respeitando o limite máximo de 50 páginas.

 

4- Até quando posso mandar o meu material?

Do dia 21/10/2021 até o dia 31/11/2021, passível de prorrogação.

 

5- Como devo mandar o meu material?

O seu material deve estar formatado com a fonte tamanho 12, Arial ou Times, entrelinhas 1,5 - em formato PDF, página em tamanho A4. Junto com uma Minibio, até 10 linhas + uma foto sua e um Release do seu livro, até 15 linhas.

 

6- Onde posso me inscrever?

Este ano as inscrições serão feitas através do link: https://forms.gle/eutbGDrksGQ1bCTh9

 

7- Qual será o projeto gráfico do livro? Quem fará a capa?

O livro terá o tamanho 14x21, impresso em tinta preta sobre papel pólen soft 80mg, capa colorida com laminação fosca, lombada quadrada e orelha de 10cm. Todas as colagens para as capas serão criadas por Luiza Bié.

 

8- Quais são os valores pagos por Direitos Autorais?

Os títulos selecionados serão contratados pela Triluna por 24 meses. A título de pagamento pela cessão de direitos autorais receberão 10%, sendo 5% em livros da tiragem e os outros 5% em espécie ou livros, contabilizados sobre o restante da tiragem.

 

9- Como é feito o custeio? Vou pagar alguma coisa?

As publicações serão feitas sem custos para os selecionades. O dinheiro para a produção da obra será arrecadado durante o período de pré-venda da obra via financiamento coletivo.

 

10- Quantos títulos serão publicados? Quantos livros serão impressos por tiragem?

Primeiramente, é importante saber que somos uma microeditora. Serão selecionades 24 autores para publicação em 2022. A seleção de autores não será feita por sorteio,  todos os arquivos enviados serão lidos e analisados pelos responsáveis da editora seguindo critérios estéticos, domínio da linguagem, poética, expressividade e voz. Cada tiragem será impressa sob demanda para evitar o encalhe de livros. As reimpressões seguirão, proporcionalmente, de acordo com a demanda de cada título.

 

CRONOGRAMA DO PROJETO

 

PRIMEIRA ETAPA: recebimento dos originais de 21/10/2021 até 31/11/2021

SEGUNDA ETAPA: avaliação dos originais de 31/11/2021 até 21/12/2021

TERCEIRA ETAPA: divulgação do resultado final no dia 27/12/2021

QUARTA ETAPA: abertura das pré-vendas 13/01/2022

 

CONTATOS

 

 

ANEXO I

 

Termo de autodeclaração de afrodescendência

LUA NEGRA - ANO I

conheça alguns dos títulos publicados no Ano I do projeto